Comentando: Album of The Year [Grammy 2018]

28 de novembro de 2017


Foram divulgados hoje (28/11) os indicados a 60° edição do Grammy Awards, que acontece no dia 28 de Janeiro do próximo ano. E bem... Muitas surpresas e decepções envolvem esta seleção de indicados. Apesar disto, o panorama geral foi positivo. Mais diversidade, menos popularidade. Será essa uma edição de talento real?
A principal categoria desse ano (Album Of The Year) está recheada de grandes sucessos, mas também englobam álbuns relativamente desconhecidos e trabalhos bem mais maduros e coesos que os indicados de 2016. São eles: Kendrick Lamar, Bruno Mars, Jay-Z, Childish Gambino e Lorde.

Apenas uma mulher indicada, em um ano em que artistas femininas foram atacadas e menosprezadas pela indústria. Seria hipocrisia dizer que não obtivemos trabalhos femininos dignos de estarem nessa categoria, além de Lorde, entretanto à diversidade ainda sim se mantêm, já que pela primeira vez quatro, dos cinco concorrentes, são negros. Uma vitória em uma indústria predominantemente branca e racista.

Pois bem... Conversemos um pouco sobre os indicados a Album Of The Year.

“Awaken, My Love!” – Childish Gambino

Provável maior surpresa deste ano, Childish é desconhecido de praticamente todo o grande público admirador de música. Já tinha ouvido seu single “Redbone”, pois estava inserido na (ótima) playlist de Taylor Swift no SPOTIFY, fora isso... Pouco conhecia o cantor.

Seu álbum é uma mistura eloquente de funk e R&B e diversas influências estrangeiras. Coisa fina! É o típico álbum alternativo de qualidade que quase sempre tem uma cota garantida na premiação. Como foi o caso de Beck, em 2015, quando levou a melhor em cima de Beyonce pelo disco ‘Morning Phase’. Será Childish o vencedor em 2018?

4:44 – JAY-Z

Cite um assunto mais polêmico que as  8 indicações do marido de Beyonce no Grammy e falhe miseravelmente. Não esperava NENHUMA indicação deste álbum, que confesso, não tinha ouvido até horas atrás. Primeiramente, o trabalho está disponível apenas na plataforma do rapper, o TIDAL, o que já dificulta para quem gostaria de conhecer o grande concorrente de 2018. É uma grande surpresa o disco do rapper ter sido submetido a tantas indicações, já que o barulho que fez na indústria foi mínimo, ou quase inexistente... Bem, o talento prevaleceu... Certo?

24K Magic – Bruno Mars

Um óbvio candidato. Um queridinho da indústria e um dos cantores mais talentosos de nossa geração. Aposto que de mãos vazias ele não sairá da premiação, mesmo que duvide um pouco da vitória nesta categoria. O curioso é que talvez seja o disco menos comercial do cantor e não foi tão bem recebido assim no início, mas já se tornou platina em vários países e deu para Mars mais dois #1 na Billboard HOT100.

DAMN. – Kendrick Lamar

Tão previsível quanto à indicação de Bruno Mars, Lamar talvez seja o concorrente mais forte da categoria. Vindo de uma sucessão de lançamentos bem sucedidos critica e comercialmente, o rapper está no auge de sua carreira e já acumula diversos prêmios importantes por seu incrível álbum, que é um dos meus favoritos do ano. Vamos perdoar a academia por não o ter honrado em 2015, e esperar que o cenário mude ano que vem.

Melodrama – Lorde

Irrevogavelmente o trabalho mais primoroso entre os indicados. Meu álbum favorito EM ANOS e uma agradável surpresa entre os candidatos. Infelizmente foi a única indicação da Lorde, o que me preocupa e me faz pensar que ela pode ter sido indicada aqui, somente para preencher a ‘cota feminina’ da categoria, todavia espero estar errado. Com apenas 21 anos, a cantora conseguiu fazer um disco aclamado por todos os meios de comunicação e ainda com poucos produtores e compositores. Merece o GRAMMY!

Apesar de surpresas e decepções, como o boicote a Katy Perry e Demi Lovato, o Grammy 2018 está coeso e com bastante abertura para novos talentos que merecem SIM serem reconhecidos desde o começo. Veremos o que nos aguarda...



Nenhum comentário:

Postar um comentário
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN