CÉLULA PROCARIONTE

29 de junho de 2019


Diversas formas de vidas são unicelulares, ou seja, possuem uma única célula procarionte. Essas células são conhecidas por duas características inesquecíveis: não possuem carioteca, aquela estrutura que carrega o material genético, e não possuem nenhum tipo de organela membranosa.

Os primeiros organismos a habitar a Terra foram os procariontes há 3,5 bilhões de anos, e mesmo sendo tão primitiva sempre foram células organizadas que realizam todos as funções vitais de um organismo unicelular. Não é certo dizer que a célula procarionte não é evoluída, pois, ela é sim. Essas células foram sujeitas a seleção natural em todos os tipos de ambientes que existiram e conseguiram adaptar-se sobrevivendo na era atual, sempre se modificando de várias maneiras diferentes. Então, podemos dizer que ela é apenas MENOS COMPLEXA do que a célula eucarionte, porém tão evoluída quanto.

As espécies procariontes são bem adaptáveis a qualquer ambiente que são inseridas. Por isso que hoje em dia algumas bactérias estão criando resistência a antibiótico, pois conseguem mudar toda a sua estrutura para que o antibiótico não as afete.

Para ficar mais fácil sobre o entendimento de uma célula procarionte, vou comentar sobre suas estruturas baseando em uma célula bacteriana.

• Organismos que possuem a célula procariótica: Bactérias e Arqueas
• Estruturas presentes em uma célula procariótica bacteriana:







↪ Parede celular: mantém a forma da célula, protege e evita o seu rompimento em um ambiente hipotônico. A maioria das paredes celulares são compostas por peptideoglicano (polímeros compostos de açúcar). A parede celular das arqueas se diferem na composição da parede, pois são compostas por uma variedade de polissacarídeos e proteínas, não há peptideoglicano.

↪ Capsula: camada adesiva de polissacarídeos que envolve a parede celular;


↪ Fímbrias: facilita a adesão da célula a um substrato;

↪ Nucleoide: região onde o DNA está localizado;

↪ Ribossomos: complexo que sintetizam proteínas;

↪ Membrana plasmática: membrana que circunda o citoplasma;

↪ Flagelo: facilita a locomoção de alguns organismos;

↪ Cromossomo: é circular e há apenas uma única cópia do seu material genético;

↪ Plasmídeo: pequenos anéis de DNA extra-cromossômicos de cadeia dupla; transportam um pequeno número de genes que podem ser transferidos para outros procariontes.


• Formas de uma célula procarionte:




Como a célula procarionte é única em um organismo, não há divisão celular, apenas reprodução de organismos.

A célula procarionte é a mais simples e fácil de ser estudada por conta da sua baixa complexidade, porém, ela é encontrada em seres vivos mortais que conseguem causar doenças (ou não) com uma única célula.

Quando o assunto for bactérias, as estruturas serão abordadas de forma mais aprofundada, mas, em suma, o necessário de informações sobre uma célula procarionte está aqui.

Fonte: BIOLOGIA DE CAMPBELL 10º EDIÇÃO 2015

Texto: MARIANA NHOQUE



Nenhum comentário:

Postar um comentário
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN